PROVOCANDO SENSAÇÕES
TEXTO: O primeiro beijo - Antonio Barreto
PÚBLICO ALVO: 9º ano
AULAS PREVISTAS: Aproximadamente 6 aulas.
OBJETIVO: Mobilizar a capacidade leitora, principalmente formular e validar
hipóteses; colocar em prática as atividades propostas e incentivar a colaboração
e a oralidade.
RECURSOS: Textos, computador(internet).
PROCEDIMENTOS:
Sensibilização:
.Instigar o aluno para que se interesse pelo texto (Tem alguém apaixonado
aqui ?/Então, vocês gostariam de beijar essa pessoa?).
.Escrever na lousa o título do texto:
Questionar: Como você acha que esse beijo vai acontecer? Em qual
situação?
Leitura compartilhada:
. Pausas em momentos determinados a fim de que o aluno levante hipóteses e as
valide ao final do texto:
Sugestões: Por que o garoto tem o apelido de Cultura inútil?"; "Quem é
o culta?"- retomada de elementos referenciais; "Quem já ouviu falar de
Paracelso?"; "Quem é o bactéria falante?" - retomada de elementos
referenciais, verificar a compreensão; "Pelo beijo que deram, eles manterão o
relacionamento?".
Ao final da leitura, perguntar se o final do texto agradou, se esperavam
outro desfecho, que relações podem estabelecer com sua própria vivência.
Pesquisas: (Acessa Escola) -
.Biografia: "Paracelso" (Esclarecimento de palavras desconhecidas) (Caso os
alunos não esclareçam o termo de forma inferencial ou pelo contexto, durante a
leitura).
.Música: (percepção de relações de interdiscursividade)
"Beija eu" - Marisa Monte
Audição e discussão relacionando os dois textos: em que convergem ou
divergem.
.Telas:( percepção de outras linguagens).
"O beijo"- Gustav Klimt;
"O beijo roubado" - Jean Honore Fragonard
Promover discussão relacionando essas linguagens (não verbal) com o texto
(verbal): após a observação das mesmas, fazer perguntas a fim de que o aluno
possa oralmente avaliar suas expectativas e sensações em relação às linguagens
apresentadas:
Sugestões: Os dois beijos provocam as mesmas sensações nos personagens ou
nos leitores?
.Em função da finalidade da leitura, utilização do registro escrito da
compreensão do texto.
AVALIAÇÃO: Observar como são as atitudes do leitor durante a leitura, como
explicita suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto, se verifica se suas
hipóteses se confirmam ou não, identifica e recupera as informações explícitas,
se constrói a síntese semântica do texto, se troca impressões a respeito dos
textos lidos, se os avalia criticamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário