sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - REGINA ALVES MENDES

Situação de aprendizagem 2
Texto: Avestruz (Mário Prata)
Antes da leitura do texto
Passo 1
·         Vocês têm animais de estimação? Quais?
·         Eles dão muito trabalho? De que cuidados necessitam?
·         Por que você escolheu esse animal?

Passo 2
O professor anuncia “Vamos ler um texto chamado Avestruz”.
·         Vocês sabem o que é uma avestruz? Como ele é?
·         Já viram algum? Onde?
·         O que você espera de um texto com esse título?
Passo 3
O professor apresentará a biografia do autor no data show.
Durante o texto
Passo 1
Leitura compartilhada (feita pelo professor)
Passo 2
Checagem de hipóteses
Depois do texto
·         Suas expectativas sobre o texto foram confirmadas?
·         Você já havia imaginado uma avestruz como animal de estimação?
·         Quais são as características da avestruz citadas pelo autor?
·         Em sua opinião, é adequado ter uma avestruz como animal de estimação em um apartamento? Justifique.
·         Quais localidades são citadas no texto? Você sabe onde elas ficam?
Obs.: Neste momento, o professor mostrará, com o auxílio do data show, estas localidades, tanto através de mapas quanto de imagens.
·         Você achou o texto cômico? Por quê?
·         Para os alunos com mais dificuldade: Grife os trechos que você considera mais engraçados.
·         Para os alunos com menos dificuldade: Grife e justifique a comicidade presente nos trechos selecionados por você.
·         Qual a linguagem utilizada pelo autor?
·         Depois de muito tentar, o narrador finalmente descobriu um modo de fazer o garoto desistir da avestruz. Que argumento utilizou para isso?
·         Você gostou do texto? Por quê?
Avaliação
Produção textual em duplas.
·       Alunos com menos dificuldade: Criar um novo final para a narrativa.
·       Alunos com mais dificuldade: Criar uma ilustração da avestruz, com base na descrição feita pelo narrador.

Socialização

·       Neste momento, os alunos lerão os textos produzidos, expostos em cartazes ou varais.
Atividade Complementar
·       Exibição do filme Os Pinguins do Papai.
·       Identificação da intertextualidade através de roda de discussão.










Nenhum comentário:

Postar um comentário