Situação de aprendizagem 2
Texto: Avestruz (Mário Prata)
Antes da leitura do texto
Passo 1
· Vocês têm animais de estimação? Quais?
· Eles dão muito trabalho? De que cuidados necessitam?
· Por que você escolheu esse animal?
Passo 2
O professor anuncia “Vamos ler um texto chamado Avestruz”.
· Vocês sabem o que é uma avestruz? Como ele é?
· Já viram algum? Onde?
· O que você espera de um texto com esse título?
Passo 3
O professor apresentará a biografia do autor no data show.
Durante o texto
Passo 1
Leitura compartilhada (feita pelo professor)
Passo 2
Checagem de hipóteses
Depois do texto
· Suas expectativas sobre o texto foram confirmadas?
· Você já havia imaginado uma avestruz como animal de estimação?
· Quais são as características da avestruz citadas pelo autor?
· Em sua opinião, é adequado ter uma avestruz como animal de estimação em um apartamento? Justifique.
· Quais localidades são citadas no texto? Você sabe onde elas ficam?
Obs.: Neste momento, o professor mostrará, com o auxílio do data show, estas localidades, tanto através de mapas quanto de imagens.
· Você achou o texto cômico? Por quê?
· Para os alunos com mais dificuldade: Grife os trechos que você considera mais engraçados.
· Para os alunos com menos dificuldade: Grife e justifique a comicidade presente nos trechos selecionados por você.
· Qual a linguagem utilizada pelo autor?
· Depois de muito tentar, o narrador finalmente descobriu um modo de fazer o garoto desistir da avestruz. Que argumento utilizou para isso?
· Você gostou do texto? Por quê?
Avaliação
Produção textual em duplas.
· Alunos com menos dificuldade: Criar um novo final para a narrativa.
· Alunos com mais dificuldade: Criar uma ilustração da avestruz, com base na descrição feita pelo narrador.
Socialização
· Neste momento, os alunos lerão os textos produzidos, expostos em cartazes ou varais.
Atividade Complementar
· Exibição do filme Os Pinguins do Papai.
· Identificação da intertextualidade através de roda de discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário